CBC NO XI ENCONTRO DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA

Nos dias 17 e 18 de setembro, na sede do ICMBio, em Brasília, foi realizado o XI Encontro de Iniciação Científica. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do ICMBio teve início em 2008 com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), e desde então já foram desenvolvidos participaram mais de 300 trabalhos de iniciação científica.

Os estudantes, bolsistas ou voluntários desenvolvem seus projetos de pesquisa em diversas linhas relacionadas ao manejo de áreas protegidas e conservação da biodiversidade, sob a orientação de analistas ambientais do Instituto vinculados às unidades de conservação, centros nacionais de pesquisa e conservação, e sede.

O Encontro é o auge do Programa. Durante este ciclo, foram realizados 31 projetos, dos quais dois foram orientados pelo analista ambiental do CBC, Alexandre Sampaio: "Restauração Ecológica por semeadura direta em área Cerrado invadida por Pinus caribaea" (aluna Maria Eduarda Moreira Salomon Camargo) e "Uso de pó de rocha para restaurar a química de solos do Cerrado alterados por adubação" (aluna Juliana Lessa Rodrigues).

Além disso, o coordenador do CBC Rodrigo Jorge é o Coordenador Institucional do PIBIC/ICMBio. Rodrigo avalia que o Programa é um impulsionador da formação acadêmica dos alunos, além de ser uma forma de suprir demandas específicas do conhecimento para tomadas de decisões dos gestores de unidades de conservação e centros nacionais de pesquisa e conservação.A analista ambiental do CBC Tainah Guimarães é membro do Comitê Avaliador do PIBIC.

O CBC atua em todas as frentes do Programa por compreender a importância dos projetos para a gestão da biodiversidade e das unidades de conservação, e também para o desenvolvimento profissional e científicos dos alunos de iniciação científica.