FLORESTA NACIONAL DO TAPAJÓS
A Floresta Nacional do Tapajós é unidade de conservação – UC federal da natureza localizada na Amazônia, criada através do Decreto n° 73.684, de 19 de fevereiro de 1974. A UC teve seus limites alterados pela Lei 12.678 de 25 de junho de 2012.
Possui atualmente área de 527.319 hectares. A UC abrange os municípios de Aveiro, Belterra, Placas e Rurópolis, no Oeste do Estado do Pará.
O objetivo da UC é o uso múltiplo sustentável dos recursos florestais e a pesquisa científica, com ênfase em métodos para exploração sustentável de florestas nativas (Lei. 9.985/2000). O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade- ICMBio é o órgão gestor da Unidade.
O ICMBio é uma instituição pública federal, vinculada ao Ministério do Meio Ambiente, responsável pela gestão das 324 Unidades de Conservação Federais - cerca de 10% do território brasileiro. A missão do ICMBio é proteger o patrimônio natural e promover o desenvolvimento socioambiental.
A gestão da UC é realizada com base nas diretrizes do Plano de Manejo. As comunidades, bem como os demais atores sociais envolvidos, direta e indiretamente na gestão da UC, são representadas no Conselho Consultivo, criado em 2001.
A Floresta Nacional possibilitou o acesso e promoção do uso sustentável dos recursos naturais pelos moradores da unidade. O Manejo Florestal Comunitário, realizado em uma área especialmente reservada para esse fim, é uma importante referência de uso sustentável da floresta.
Além do Manejo Florestal destacam-se diversas iniciativas de uso sustentável com envolvimento comunitário, tais como: extração do látex, extração de óleos de andiroba e copaíba, produção do couro ecológico a partir do látex, biojóias, móveis artesanais, comercialização de frutas in natura (açaí), produção de polpas e licores, produção de farinha, produção de mel, criação de peixes e turismo de base comunitária.
Residem na UC 1.050 famílias e cerca de 4 mil moradores, distribuídas em localidades ao longo da rodovia BR-163 (lotes com assentados do Incra, proprietários e posseiros), em 23 comunidades e três aldeias indígenas da etnia Munduruku. As comunidades e Aldeias estão localizadas ao longo dos rios Tapajós e Cupari, são elas: São Domingos, Maguari, Jamaraquá, Acaratinga, Jaguarari, Pedreira, Bom Jesus, Piquiatuba, Marituba, Nazaré, Bragança, Novo Marai, Marai, Pini, Tauari, Chibé, Takuara, Prainha I, Prainha II, Itapaiúna, Paraíso, Jutuarana, Itapuama, São Francisco das Chagas, São Francisco do Godinho e Uruará.
A unidade apresenta mais de 160 quilômetros de praias e uma grande diversidade de paisagens: rios, lagos, alagados, terra firme, morros, planaltos, floresta, campos, açaizais, etc. As belas praias do Rio Tapajós, as trilhas entre a mata, as grandes árvores como a Sumaúma Vovó, a presença de população tradicional e indígena oferece aos visitantes a oportunidade de interagir com a natureza e com a cultura local.
Além disso, a cobertura florestal fortemente preservada, o Rio Tapajós com suas águas verdes e mornas, e a enorme beleza cênica da região tornam a Floresta Nacional do Tapajós uma das unidades de conservação mais visitadas na região norte do Brasil. Em 2017 foram mais de 42 mil visitantes entre turistas, pesquisadores, estudantes e outros.
O turismo é uma atividade em destaque na UC, com grande diversidade de atividades, inclusive esportivas, entre elas a maratona de selva, a "JUNGLE MARATHON", que reúne atletas de diversos países e do Brasil.
A UC também é uma das unidades de conservação mais pesquisadas na Amazônia. Os resultados dos estudos e pesquisas são publicados na forma de artigos científicos, teses de mestrado e doutorado, trabalhos de conclusão de curso e outros. Em 2017 o ICMBio iniciou o levantamento das publicações relacionadas com a UC. Clique e conheça os resultados parciais do levantamento.
Finalmente, agora que você conhece um pouco mais da Floresta Nacional do Tapajós. Seja bem vindo (a) para conhecer, pessoalmente, esse incrível pedaço da Amazônia!
Cordialmente,
JOSÉ RISONEI ASSIS DA SILVA
Gestor da Floresta Nacional do Tapajós – ICMBio
Quando Ir
A Floresta Nacional do Tapajós pode ser visitada durante o ano todo. Porém o verão regional, de julho a dezembro, é um período muito propício para a visitação, pois não tem chuvas e as praias surgem no rio Tapajós como um grande atrativo.
Horários de atendimento ao visitante:
O horário de funcionamento e atendimento nas bases de entrada na UC inicia-se às 08h00 e termina às 18h00. Mas é possível adentrar na UC no período da noite, desde que combinado previamente com a comunidade e/ou órgão gestor.
Na sede do ICMBio em Santarém, o atendimento é realizado nos seguintes períodos: segunda a sexta, de 08h00 às 12h00 e de 14h00 às 18h00.
Para maiores informações, envie email para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou ligue para (93) 35220564.
Como Chegar
A Floresta Nacional do Tapajós está localizada no oeste do Estado do Pará, no município de Belterra. A cidade de Santarém/PA é o principal centro urbano que interliga aos meios de acesso a Unidade de Conservação.
Via aérea a cidade de Santarém conta com o Aeroporto Internacional de Santarém - Maestro Wilson Fonseca, com voos diários para Itaituba/PA, Altamira/PA, Manaus/AM, Belém/PA e Brasília/DF, com percursos que podem variar entre 30 a 180 minutos.
É possível chegar a Santarém via fluvial, com embarcações saindo principalmente de cidades como Manaus (30 horas de viagem), Macapá (36 horas de viagem), Itaituba (8 horas), Altamira (26 horas de viagem) e Belém (60 horas de viagem).
A partir da cidade de Santarém, que fica a 50 km da UC, você poderá acessar a unidade da seguinte forma:
1. Através da Rodovia BR-163 nas bases localizadas nos km 67, km 72, km 92 (comunidade de São Jorge), km 117 e 211 e base de São Domingos (a partir da estrada do Aramanai). É possível ir de transporte coletivo - ônibus (veja as opções abaixo) ou alugar um veículo.
2. Pelo rio Tapajós é possível a partir de Santarém e/ou Alter Chão. Deve-se alugar uma embarcação
Rota mais usada para ir até a UC:
Abra e salve esta imagem: Ou esta:
Opções de transporte coletivo
Dia | Local saída | Horário de Saída | Trajeto do Ônibus | Horário da Volta | VALOR (R$) |
Segunda a Sábado |
Santarém: Av. São Sebastião (Parada de ônibus ao lado do Colégio Santa Clara) |
12h00min |
BR163, Km 72, Jaguarari, Pedreira, Piquiatuba, Marituba, Bragança, Nazaré, Tauari. | 03h00min | 20,00 |
Segunda a Domingo |
Santarém – Av. São Sebastião (Parada de ônibus ao lado do Colégio Santa Clara) |
14h30 min
|
BR 163, Belterra, Revolta, Santa Cruz, São Domingos, Maguari, Jamaraqua. | 06h00min | 12,00 |
Segunda a Sábado | Santarém – Av. São Sebastião
(Parada de ônibus ao lado do Colégio Santa Clara) |
11h15min | BR 163, Belterra, Revolta, Santa Cruz, São Domingos, Maguari, Jamaraqua. | 4h30min | 12,00 |
Segunda, Terça, Quinta, Sexta e Sábado | Av. Rui Barbosa (Parada de ônibus na frente Equilibrium Vestibulares) | 12h30min | BR 163, Km 92 (São Jorge), Chibé, Tauari, Pini, Takuara, Prainha 1 e 2, Itapaiuna. | 03h30min | 30,00 |
ATENÇÃO! OS VEÍCULOS ESTÃO SUJEITOS A VISTORIA NA BASE DE CONTROLE DE ENTRADA.
CONTROLE DE ENTRADA DE VISITANTES
Não há cobrança de taxa de entrada na Flona do Tapajós.
Grupos pequenos (menos de 10 pessoas) não precisam solicitar autorização de entrada na UC, exceto nas áreas destinadas ao manejo florestal. Todos devem registrar sua entrada diretamente nos formulários de visitação disponíveis nas bases de entrada da Flona do Tapajós (Km 67, 72, 92, 117, 211 e base São Domingos).
É necessário solicitar autorização do ICMBio e Coomflona para adentrar na zona de manejo florestal (bases 72, 117 e 171), no prazo mínimo de 5 dias úteis. O responsável deve informar qual a finalidade da visita. As visitas com finalidades recreativas não serão autorizadas nessa zona, devido as normas de segurança do local.
Para grupos grandes (acima de 10 pessoas como caravanas, expedições científicas, aulas práticas etc.) faz-se necessário obter autorização de entrada na UC, através do email: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo.
O requerente deve informar no email: Nome completo e documentos (CPF/PASSAPORTE) das pessoas do grupo; Placa do veículo e o nome do responsável pelo grupo (de preferência alguém do próprio grupo).
As expedições científicas e aulas práticas, no âmbito do ensino superior, deverão ser cadastradas e autorizadas, previamente, através do Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade – SISBIO. Para efetuar seu cadastro e conhecer mais o sistema, acesse: http://www.icmbio.gov.br/sisbio/.
Solicitamos a todo visitante (turista, estudante, pesquisador e outros) que registre sua entrada nos formulários de controle de visitantes, disponíveis nas bases da UC.
Para maiores informações, envie email para: O endereço de e-mail address está sendo protegido de spambots. Você precisa ativar o JavaScript enabled para vê-lo., ou ligue para (93) 35220564.
Atrativos
Manejo Florestal Comunitário
Invetário florestal realizado pela Cooperativa Mista da Floresta Nacional do Tapajós- COOMFLONA
O Que Fazer
Atrativos
- Banhos em praias e igarapés;
- Caminhadas por grandes árvores da vegetação âmazônica, como a sumaúma gigante (Ceiba pentandra), pela casa de farinha, pela produção de couro ecológico, pelo projeto de manejo florestal sustentável e pela produção de móveis artesanais;
- Observação de fauna;
- Passeios de barco e de canoa pelo igapó e igarapés;
- Pernoite autorizada nas comunidades;
- Pesquisas e atividades didáticas;
- Visitação à torre do Projeto LBA;
- Caminhada na trilha interpretativa do KM 67 da BR 163 - Base de Terra-Rica;
- Visitação às comunidades indígenas com prévia autorização da FUNAI e das aldeias.
Venha conhecer os atrativos naturais e culturais das comunidades da Floresta Nacional do Tapajós. Para maiores informações, acesse: Atrativos e experiências na Flona do Tapajós.
Serviços nas Comunidades
As comunidades contam com pousadas e redários (quadro abaixo) e ainda oferecem serviços de condução nas trilhas, hospedagem e alimentação. Todo recurso financeiro oriundo das atividades turísticas é destinado para o desenvolvimento das comunidades.
COMUNIDADE | ESTABELECIMENTO | RESPONSÁVEL | CONTATO | ACOMODAÇÃO |
ACARATINGA |
Pousada Comunitária |
Helena Claudio |
(93) 992059495 (93) 991725919 |
|
MAGUARI | Pousada Familiar Casa Verde | Maria Anaíde Rodrigues |
(93) 991384725 (93) 991507557 |
Rede Cama |
Redário Pôr do Sol | Raimundo Albino | (93) 991983979 |
Rede Cama |
|
Pousada Vale do Coração e Restaurante Maguari | Elson Feitosa (Sunta) |
(93) 991935891 (93) 991508006 |
Cama Rede |
|
Pousada Familiar Sousa | Abílio Vasconcelos Sousa |
(93) 9919908475 (93) 992128593/Whatsapp (93) 991908475 |
Cama Rede |
|
Pousada Comunitária Maguari | Raimunda Feitosa Pedroso | (93) 991171865 | Rede | |
JAMARAQUÁ | Pousada Familiar Nirvana do Tapajós | Pedro da Gama Pantoja |
(93) 991245750 (93) 991799569 |
Cama Rede |
Redário Bosque do Seringueiro | Donildo (Dido) |
(93) 991742007 (93) 991098766 (93) 991007179 |
Rede |
|
Mini Pousada Floresta Viva | Djalma Lopes dos Santos | (93) 991842493 |
Rede |
|
Restaurante e Redário do Bata | Maria do Socorro Rodrigues | (93) 991138458 | Rede | |
Maloca da Nice | Iranice Rodrigues Fonseca |
(93) 992108290 / WhatsApp (93) 991079441 / Chamadas |
Rede | |
JAGUARARI | Redário do Paulo | João Nonato M. da Rocha | (93) 992096039 | Rede |
Redário do Aldinei Gentil | Aldinei de Sousa Gentil | (93) 991056996 | Rede | |
Redário da Dona Olgacy | Olgacy Neves de Farias | (93) 991311530 | Rede | |
PIQUIATUBA
|
Pousada Familiar Piquiá | Remerson Castro Almeida |
(93) 991150662 (93) 992245766 |
Cama Rede |
MARAI |
Redário Familiar Marai | Maria de Ramos |
(93) 992032419 |
Rede |
ALDEIAS BRAGANÇA E MARITUBA |
Redário Familiar |
Lidiane Correa Francinaldo Correa |
(93) 991600963 | Rede |
SÃO DOMINGOS | Redário Valy da Preguiça | Marivaldo D. da Silva | (93) 991364206 | Rede |
Redário Seringueira | Dinelson Souza Vieira | (93) 991159112 | Rede | |
Redário Tarzan da Floresta | Luiz Antônio | (93) 992090390 |
Rede |
|
Redário e Restaurante Sabor Caseiro | Lívia/Abnor |
(93) 991044164 (93) 992363894 |
Rede |
Caminhada nas Trilhas
Abaixo os valores cobrados pelos serviços de condução nas trilhas das comunidades e do Terra Rica. Apenas condutores credenciados pelo ICMBio estão autorizados a conduzir nas áreas de uso e moradia das comunidades tradicionais da Flona do Tapajós.
COORDENADOR |
COMUNIDADE | CONTATO |
---|---|---|
Manoel Rodrigues | Acaratinga | (92) 99483-8537 |
Domingos Corrêa/Lidiane Correa | Bragança | (93) 99160-0963 |
Oderlei Gentil/Paulo | Jaguarari | (93)992096039 |
Iracilda Rodrigues Fonseca | Jamaraquá | (93) 991101881 |
José Orlando | Maguari | (93) 99170-1266 |
Dinelson Sousa Vieira (Bimba) | São Domingos | (93) 99115-9112 |
Tarciney Neves | Piquiatuba | (92) 99217-3190 |
Rosivan Rocha | Marituba |
(93) 99158-3862 |
ESTABELECIMENTO | RESPONSÁVEL | CONTATO | TIPO DE ACOMODAÇÃO | CAPACIDADE TOTAL | VALOR | |||
REDE | CAMA SOLTEIRO | CAMA CASAL | ||||||
MAGUARI | Pousada Familiar Casa Verde | Maria Anaide Rodrigues/Joaci | 991461834/991507557 | Rede | 14 Pessoas | R$ 25,00 | ||
Redário Por do Sol | Raimundo Albino | 991983959 | Rede | 12 Pessoas | R$ 25,00 | R$ 40,00 | R$ 80,00 | |
Pousada Vale do Coração e Restaurante Maguari | Elson Feitosa | 991935891/991508006 | Cama/Rede | 30 Pessoas | R$ 25,00 | R$ 40,00 | R$ 80,00 | |
Pousada Familiar Sousa | Abilio Vasconcelos Sousa | 991908475/992128593 | Cama/Rede | 20 Pessoas | R$ 25,00 | R$ 40,00 | R$ 80,00 | |
Pousada Comunitária Maguari | Raimunda Feitosa Pedroso | 991171865 | Rede | 25 Pessoas | R$ 25,00 | R$ 40,00 | R$ 80,00 | |
JAMARAQUÁ | Pousa Familiar Nirvana do Tapajós | Pedro da Gama Pantoja | 991245750 | Cama/Rede | 12 Pessoas | R$ 30,00 | R$ 60,00 | |
Redário Bosque do Seringueiro | Donildo | 991098766/991742007/991007179 | Rede | 12 Pessoas | R$ 30,00 | |||
Mini Pousada Floresta Viva | Djalma Lopes dos Santos | (93) 992088896 | Rede | 13 Pessoas | ||||
Restaurante e Redário do Bata | Maria do Socorro Rodrigues | (93) 991138458 | Rede | 14 Pessoas | ||||
Maloca da Nice | Iranice Rodrigues Fonseca | (93) 992108290 | ||||||
JAGUARARI | Redário do Paulo | João Nonato M. da Rocha | 992096039 | Rede | ||||
Redário do Aldinei Gentil | Aldinei de Sousa Gentil | 991056996 | Rede | |||||
Redário da Dona Olgacy | Olgacy Neves de Farias | 99131530 | Rede | |||||
PIQUIATUBA | Pousada Familiar Piquiá | Remerson Castro Almeida | 991150662/992245766 | Cama/Rede | R$ 20,00 | R$ 40,00 | R$ 60,00 | |
MARAI | Pousada Familiar Marai | Maria de Ramos | Rede | |||||
SÃO DOMINGOS | SEM REDE | COM REDE | ||||||
Redário Valy da Preguiça | Marivaldo D. da Silva | 991364206 | Rede | 8 Pessoas | R$ 20,00 | R$ 25,00 | ||
Redário Serengueira | Edinelson Souza Vieira | 991159112 | Rede | 5 Pessoas | R$ 20,00 | R$ 25,00 | ||
Redário Tarzan da Floresta | Luiz Antonio | 992090390 | Rede | 8 Pessoas | R$ 20,00 | R$ 25,00 |
Orientações
Ao acessar a Floresta Nacional do Tapajós aproveite sua visita e colabore com a conservação dos recursos naturais.
LEIA COM ATENÇÃO AS ORIENTAÇÕES
Áreas Naturais apresentam riscos, tais como afogamento, animais peçonhentos, entre outros, sendo o visitante o maior responsável pela sua própria segurança.
O visitante deve planejar sua visita, zelar por sua segurança, cuidar dos locais visitados, trazer todo seu lixo de volta, não deixar nada na unidade de conservação, ser cortês com os servidores da área, com os outros visitantes e com a população de moradores, entre outros. O Turismo é de Base Comunitária, sendo todas as atividade organizadas pelos moradores da FLONA, portando, o visitante deve seguir as regras de convivências das comunidades.
O visitante deverá tomar ciência do termo de conhecimento de riscos, o qual está disponível também na versão impressa para leitura obrigatória nas bases do ICMBio. Ao assinar o formulário de monitoramento da visitação o visitante declara ter ciência do termo de conhecimento de risco. Em caso de urgência entre em contato com a nossa equipe nas bases ou ligue para (93) 35220564.
ORIENTAÇÕES AOS TURISTAS E VISITANTES
- Ao entrar na unidade dirija-se às bases e identifique-se, leia o Termo de Conhecimento de Risco e em seguida assine o formulário de monitoramento da visitação nas bases de entrada na UC;
- A visitação no igarapé do Jamaraquá (área da ponte) encontra-se suspensa por tempo indeterminado, devido a embargo administrativo, degradação da área no entorno do igarapé e para garantir a segurança do visitante;
- A captura, coleta, pesca e transporte de material biológico (animais, folhas, flores, sementes etc.) da unidade, somente é permitida com a prévia autorização do órgão gestor;
- Mantenha o ambiente limpo e não deixe seu lixo no igarapé e nas praias;
- Não faça fogueira nas margens do igarapé;
- Utilize apenas as trilhas autorizadas com guias comunitários. Procure o coordenador de turismo da comunidade;
- Não estacione e circule com veículos nas praias e próximo a igarapés (Lei Municipal-Belterra/PA nº 209, de 09 de dezembro de 2011);
- A velocidade permitida para os veículos nas vias de acesso e nas comunidades é 40 Km/h;
- Evite som em alto volume, pois pode perturbar a fauna e os moradores;
- Não escreva nomes, datas ou sinais nas pedras, árvores, imóveis, placas ou outros bens da FLONA.
Art. 225 da Constituição Federal de 1988: "Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial a sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações".
Apoio ao Pesquisador
As atividades com finalidades didáticas e científicas, realizadas no interior de Unidade de Conservação Federal, deverão ser cadastradas e autorizadas pelo Sistema de Autorização e Informação em Biodiversidade - SISBIO. Para efetuar seu cadastro e conhecer mais o sistema, acesse: http://www.icmbio.gov.br/sisbio/.
Pesquisadores devidamente autorizados pelo ICMBio e pelos demais parceiros responsáveis pelos alojamentos, poderão utilizar, dependendo da disponibilidade, as seguintes estruturas na FLONA do Tapajós:
• Alojamento km 83, BR-163: depende da autorização dos indígenas e Funai;
• Alojamento LBA/INPA km 84, BR-163: depende de autorização do INPA, indígenas e Funai.
Para maiores informações acesse: IN ICMBio N° 03/2014 e Manual de Procedimentos para Cadastro de Atividade Didática e Científica na UC.
Seja bem-vindo à Floresta Nacional do Tapajós!
Quantidade de Pessoas |
Quantidade de Condutores |
Preço R$ |
1 |
1 |
R$ 80,00 |
2 a 5 |
1 |
R$ 100,00 |
5 a 10 |
2 |
R$ 200,00 |
... |
... |
... |