Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Acessibilidade > Uncategorised > Atropelamento de animais é tema de palestra
Início do conteúdo da página

Atropelamento de animais é tema de palestra

Publicado: Terça, 11 de Setembro de 2018, 11h43 | Última atualização em Terça, 11 de Setembro de 2018, 11h47
Discussão faz parte das comemorações do Dia do Cerrado, festejado dia 11 de setembro


Dia do Cerrado


Nesta quarta-feira, dia 12, o Núcleo de Gestão Integrada do ICMBio Brás Contagem e parceiros estarão promovendo um debate sobre a questão do atropelamento da fauna com a participação do doutor em ecologia e coordenador do Centro Brasileiro de Estudos em Ecologia de Estradas (CBEE), Alex Bager. O debate será dia 12, às 14h30min, no auditório do CRAS em Brasília. A discussão faz parte das comemorações do Dia do Cerrado, festejado no dia 11. Também está programado, no dia 10, um minicurso sobre o monitoramento da fauna atropelada, no Centro de Visitantes do Parque Nacional de Brasília.

“Já comemoramos a efetivação da redução da velocidade da Rodovia DF 001 para 60 quilômetros por hora. Essa conquista é bastante significativa para a proteção de espécies ameaçadas de extinção como o lobo-guará e a onça parda”, afirma Juliana Alves, chefe do Parque Nacional de Brasília. Segundo ela, houve ainda a implantação de redutores de velocidades; pardais eletrônicos e quebra-molas para garantir o cumprimento da velocidade na rodovia.

O Cerrado é considerado um dos cinco grandes biomas do Brasil, cobrindo cerca de 25% do território nacional. A conservação do bioma, considerado o berço das águas, é estratégica para manutenção de rica diversidade. Possui grandes reservas subterrâneas de água doce que abastecem importantes bacias hidrográficas, geram energia e contribuem para a produção agrícola e o bem-estar das pessoas.

O Parque Nacional de Brasília e a Reserva Biológica de Contagem são importantes para conservação do Cerrado, além da prestação de serviços ambientais como recreação em meio a natureza e fornecimento de água para o Distrito Federal. Outra unidade de conservação importante para a preservação do Cerrado e das águas é o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

O Cerrado é a savana mais rica do mundo com 6 mil espécies de plantas nativas e diversas espécies endêmicas com 200 espécies de mamíferos, 800 de aves e mais de 1,2 mil de peixes distribuídos em 23,9% do território brasileiro. O Cerrado é tão extenso que é o segundo maior bioma do nosso país, perdendo apenas para a Amazônia. Infelizmente, o Cerrado tem sido abalado por derrotas constantes para o Desmatamento, resta torcer para que esse cenário não vire uma goleada.

Conheça mais sobre o Cerrado (http://www.icmbio.gov.br/portal/unidadesdeconservacao/biomas-brasileiros/cerrado.

Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em:
Fim do conteúdo da página