Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Publicações > Menu - Comunicação > ICMBio consegue controlar situação em unidades
Início do conteúdo da página
O ICMBio, bem como seus parceiros, empenham esforços para conter o fogo que se alastra nas unidades de conservação durante a estação seca. Grandes focos já estão sendo combatidos, mas o surgimento de focos menores exige a aplicação de outras estratégias de combate ao fogo. Para isso, as equipes do ICMBio permanecem mobilizadas monitorando focos menores outra áreas propensas ao fogo. Confira abaixo a situação em cada unidade de conservação

1. Parque Nacional dos Campos Ferruginosos

O incêndio começou no final do mês de agosto. Atualmente, o incêndio está a leste e a oeste da UC. Profissionais do ICMBio e parceiros continuam no combate. A expectativa é de que até domingo o fogo esteja sob controle.

2. Parque Nacional da Chapada dos Guimarães

O ICMBio e seus parceiros combatem o fogo desde o feriado do dia 7 de setembro. Os focos estão na região da comunidade São Jerônimo e já estão fora da UC, sendo combatidos pelos 45 profissionais envolvidos. A equipe também possui duas aeronaves air tractor auxiliando na extinção do fogo. O Parque se encontra fechado para visitação por medida de precaução.

3. Parque Nacional do Araguaia

Os incêndios se concentram na região da Mata do Mamão, mas já perderam força. A unidade conta com o apoio de brigadistas e coordenadores de fogo do ICMBio e do IBAMA PrevFogo. As condições climáticas continuam a dificultar as ações: a temperatura está acima dos 40 graus Celsius, com sensação térmica por volta de 53 graus Celsius, umidade abaixo de 25% e ventos acima de 40 km/h. A unidade conta com apoio de helicóptero.

4. Parque Nacional da Serra da Canastra

Os incêndios foram extintos no centro-norte e centro-leste da UC. Entretanto, as equipes permanecem mobilizadas para apoiar as ações de incêndio e monitorar eventuais focos. O Parque conta também com uma aeronava air tractor de prontidão.
registrado em:
Fim do conteúdo da página