Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Aberta consulta pública para concessão de serviços em UCs
Início do conteúdo da página

Aberta consulta pública para concessão de serviços em UCs

Publicado: Quinta, 05 de Setembro de 2019, 17h22
Até o dia 23 de setembro, os interessados podem mandar sugestões para contribuir com o edital de concessão dos serviços de apoio à visitação dos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, localizados no Rio Grande do Sul.

001 parna serrageral Carla Polaz
Parna da Serra Geral. (Foto: Carla Polaz)

O Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) abre consulta pública para a concessão de serviços de apoio à visitação nos Parques Nacionais de Aparados da Serra e Serra Geral, localizados no Rio Grande do Sul. Até o dia 23 de setembro, os interessados podem mandar sugestões para contribuir com o edital de concessões das unidades de conservação para o e-mail conces.cgeup@icmbio.gov.br. O edital deverá estar pronto para publicação no mês de outubro. Acesse aqui a proposta de minuta de edital, contrato e de estudo de viabilidade econômica.

O objeto do edital é a concessão de serviços de apoio à visitação, ao turismo ecológico, à interpretação ambiental e à recreação em contato com a natureza nos Parques Nacionais Aparados da Serra e Serra Geral. Incluirá os serviços como implantação de sistema e infraestruturas de controle de acesso dos visitantes; venda de ingressos, com implantação de sistema de gestão, emissão e cobrança dos bilhetes.; a implantação e gestão de instalações, espaços e serviços de controle e cobrança de estacionamentos veiculares. Além de implantação e gestão de infraestruturas, espaços e serviços de suporte ao transporte no interior da unidade de conservação; a implantação e gestão de instalações, espaços e serviços de receptivo (Centro de Visitantes, Postos de Informação e Controle – PIC e similares); espaços e serviços de alimentação e comércio; a implantação e gestão de instalações, espaços e serviços de hospedagem e campismo. O contrato de concessão será de 30 anos.

Sobre os Parques
Junto à porção mais oriental da divisa dos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, na região sul do Brasil, situam-se os Parques Nacionais da Serra Geral e de Aparados da Serra, abrangendo uma área de aproximadamente 30.360 ha, distribuída ao longo dos contrafortes da região natural comumente denominada de Aparados da Serra, inserida na Formação Geológica Serra Geral – daí a origem do nome dessas importantes unidades de conservação. O Parque Nacional de Aparados da Serra é famoso pelos impressionantes cânions emoldurados por araucárias. O Cânion Itaimbezinho, o mais famoso, tem uma profundidade de 700 metros que teve origem durante o processo de formação dos continentes. Existem ainda trilhas abertas ao público nas quais é possível ver fendas, cachoeiras e desfiladeiros, todos de tirar o fôlego. O Parque Nacional da Serra Geral foi criado pelo Decreto nº 531, de 20 de maio de 1992, com área de 17.300 há, e suas principais atrações são as trilhas do Mirante do Fortaleza, da Pedra do Segredo e da Borda dos Cânions.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:
15 Vida terrestre 15014 Vida na água 150
Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280



registrado em: ,
Fim do conteúdo da página