Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Lixo é recolhido de trilha ao longo do litoral do RJ
Início do conteúdo da página

Lixo é recolhido de trilha ao longo do litoral do RJ

Publicado: Terça, 10 de Setembro de 2019, 14h53
Ação voluntária foi de grupo de Jipeiros. Eles percorreram 44 quilômetros da trilha do Cômoro para retirar lixo trazido pelo mar e pelo vento no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba.

jipeiros 1
Ação voluntária foi de grupo de Jipeiros Macaé Fora de Estrada. (Foto:Acervo/ICMBio)

A trilha do Cômoro, um dos percursos mais utilizadas no Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba e que liga todas as lagoas costeiras da unidade de conservação localizada no norte do estado do Rio de Janeiro, foi completamente limpa pelo grupo de jipeiros Macaé Fora de Estrada. A atividade aconteceu neste final de semana e a trilha se estende por 44 quilômetros ao longo do litoral, recebendo muito lixo trazido pelo mar e pelo vento.

Cerca de 40 pessoas em diversos veículos 4x4 participaram do mutirão. Elas recolheram 130 sacos de lixo, em sua maioria, pedaços de isopor, garrafas plásticas e restos de redes de pesca. Esse foi o quarto ano consecutivo que o grupo de jipeiros realiza a limpeza na restinga de Jurubatiba. Segundo a integrante do grupo, Ísis Borges, os bons atos podem trazer essa consciência ambiental para as gerações de jeepeiros mirins.

A atividade iniciou-se no Centro de Visitantes do Parque, quando o analista ambiental Marcos Santos, deu boas vindas ao grupo e fez uma breve apresentação da unidade. Ele destacou a importância da preservação do ecossistema de restinga e das 18 lagoas costeiras protegidas pela unidade, além de registrar os agradecimentos pela ação voluntária dos jipeiros. A unidade abriga diversas espécies da fauna e flora das restingas que em outros locais do país estão em risco de extinção. O Parque pode ser visitado durante todo o ano, o horário de funcionamento é das 8h às 16h.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) relacionados:
4 Educação 150

Comunicação ICMBio
(61) 2028 9280


registrado em: ,
Fim do conteúdo da página