Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Últimas Notícias > Geral > Espeleologia e licenciamento ambiental é tema de livro
Início do conteúdo da página

Espeleologia e licenciamento ambiental é tema de livro

Publicado: Segunda, 02 de Dezembro de 2019, 16h27
Obra é publicada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav).


livrocecavPautado nas diretrizes do Programa Nacional de Conservação do Patrimônio Espeleológico (PNCPE) para o fortalecimento da ação governamental e o aprimoramento dos instrumentos de gestão do patrimônio espeleológico, o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), do ICMBio, lançou, no início do mês de novembro, o livro Espeleologia e Licenciamento Ambiental. A obra é um guia básico de apoio técnico para ajudar os interessados na elaboração e na adequada avaliação de estudos espeleológicos em processo de Licenciamento Ambiental.

Organizado por Jocy Brandão Cruz e Luiz Beethoven Piló, o livro conta com a participação de autores de expressão nacional no tema, dentre os quais técnicos do Cecav com experiência na aplicação da legislação espeleológica no âmbito do licenciamento ambiental. A publicação conta, ainda, com a participação de Cristiano Fernandes Ferreira, José Carlos Ribeiro Reino, André Afonso Ribeiro, Augusto Auler, Ezio Rubbioli, Luís B. Piló, Rodrigo Lopes e Vitor Moura.

Os autores discorrem, com riqueza de detalhes, sobre os temas fundamentais para a compreensão dos ambientes cársticos e das cavernas: geoespeleologia, biologia subterrânea, prospecção espeleológica e espeleometria, além de tecerem considerações e recomendações acerca da aplicação direta da legislação vigente.

Para o Coordenador do Cecav, Jocy Cruz, o livro é resultado da experiência acumulada pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação à frente da gestão das cavidades naturais subterrâneas brasileiras, definidas como bens da União pela Constituição Federal. Segundo Cruz, o livro buscou uma abordagem voltada ao tratamento dos atributos determinados na legislação espeleológica atual, além de uma vasta referência bibliográfica propositalmente ampliada visando oferecer uma ampla fonte de pesquisa para os usuários.

O livro é parte de um conjunto de ações do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, conduzidas pelo Cecav, visando dar fluidez ao licenciamento ambiental de empreendimentos potencialmente impactantes ao patrimônio espeleológico e espécies associadas garantindo a sua conservação.

O livro está disponível para download no site do Cecav aqui 


Comunicação ICMBio
(61) 2028-9280
registrado em: ,
Fim do conteúdo da página